Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 14 de Janeiro de 2022 09:15

Mais de 370 mil crianças podem ser vacinadas contra a covid em MT

Vacinas chegam a Mato Grosso nesta sexta-feira (14) e não será necessário receita para vacinar a criança, mas é obrigatória a presença de pais ou responsável.

A nova faixa etária liberada para a vacinação contra a covid-19, de 5 a 11 anos, representa mais de 370 mil crianças em todo Mato Grosso, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A vacinação, liberada em dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve ter início na próxima semana. 

 

Segundo a secretaria, são, ao todo, 377.879 crianças que estão aptas a receber o imunizante. Em Mato Grosso não é exigida prescrição médica para a vacinação, mas o acompanhamento dos pais ou responsáveis é indispensável, assim como a apresentação de um documento de identificação da criança. 

A primeira remessa de imunizantes está prevista para chegar no Estado na manhã desta sexta-feira (14), com um total de 23 mil doses pediátricas da Pfizer. O esquema de vacinação, como se dependerá de cadastro ou se será diretamente nos postos de saúde, vai ser definido por cada município. 

Leia também - Mato Grosso recebe 23 mil doses de vacina contra a covid para crianças

 

A Secretaria de Saúde informou que, no entanto, a vacinação deve seguir as recomendações da Anvisa, de não serem aplicadas no mesmo ambiente que a vacinação dos adultos, e nem em conjunto com outras vacinas do calendário infantil. Conforme a orientação, deve haver um intervalo mínimo de 15 dias entre a vacina da covid-19 e as demais. 

Além disso, o esquema vacinal das crianças vai contar com duas doses, sendo que o intervalo entre elas deve ser de oito semanas.

A Anvisa destacou que a dosagem e a composição das vacinas pediátricas são diferentes das que são aplicadas para maiores de 12 anos. No caso das vacinas infantis, as doses vêm em frascos com tampa de cor laranja, para facilitar a identificação, e a dosagem é de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas).

 

Doses pediátricas

As vacinas compõem um primeiro lote de 1,2 milhão de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde, entregues ao Brasil nesta quinta-feira (13). Segundo o Ministério da Saúde, ainda deverão chegar, no mês de fevereiro, mais 7,2 milhões de doses pediátricas, e, no mês de março, outras 8,4 milhões. 

A estimativa é de que, até o fim do primeiro trimestre, o Brasil receba, ao todo, quase 20 milhões de doses. O público total entre 5 e 11 anos é de 20,5 mil crianças.

Fonte: reporter mt

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}