Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Notícias

Sábado, 16 de Março de 2024 10:04

Ipiranga do Norte: Professores ameaçam greve por tempo indeterminado e entram em "briga" com prefeitura; Pais relatam não ter onde deixar os filhos

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Subsede de Ipiranga do Norte (SINTEP) divulgou aos pais de alunos da rede municipal de ensino nessa sexta-feira (15.03) um nota, comunicando a população de que os professores das unidades CMEI-Primeiros passos, Escola Municipal Crescer e Aprender e Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida darão início na segunda-feira (18.03) a paralisação das atividades por tempo indeterminado a fim de que o Plano de Cargo e Carreira dos Profissionais da Educação seja reestruturado.

Pouco tempo depois da divulgação da nota do SINTEP, a Prefeitura Municipal também soltou uma nota alegando que os profissionais da educação atualmente recebem um dos salários mais altos do Estado de Mato Grosso, e que o movimento realizado pelo sindicato é ilegítimo, ilegal e com falsos fundamentos.

Em grupos da cidade, pais e responsáveis dos alunos fizeram um apelo para que as escolas não fechassem, pois relataram trabalhar e não ter onde deixar as crianças.

NOTA SINTEP

O SINTEP-Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, Subsede de Ipiranga do Norte/MT, vem por meio deste, comunicar que no dia 18 de março de 2024, segunda-feira dará início a paralisação das atividades escolares por tempo indeterminado a fim de que o Plano de Cargo e Carreira dos Profissionais da Educação seja reestruturado de acordo com a LOPEB 050, lei do piso nacional 11.738 e lei do novo FUNDEB 14.276 que dispõe sobre a carreira
dos Profissionais de Educação e enviado para a Câmara Municipal para ser aprovado e sancionado até o dia 05/04/2024.


Contamos com vosso apoio e compreensão, pois queremos uma educação com qualidade e valorização dos profissionais.


SINTEP "LIVRE, DEMOCRÁTICO E DE LUTA"

 

NOTA PREFEITURA

O nosso município tem desde sempre prezado pela valorização incondicional a educação pública municipal, tanto no aspecto de estruturação física das escolas, melhoria no transporte escolar, equipamentos e material escolar, como também no tocante a valorização dos profissionais, garantindo pagamento de salários em dia, plano de cargos carreiras e salários estruturado aos profissionais de educação bem como aos servidores das demais secretarias do município.


Os profissionais da educação do município de Ipiranga do Norte, atualmente recebem um dos salários mais altos do Estado de Mato Grosso, além do que, todos os anos é assegurado o RGA pelos índices apurado nos últimos 12 (doze) meses conforme legislação municipal. Tendo inclusive esse ano, sido concedido um aumento real a todos os servidores, comprovando o compromisso de valorização e comprometimento com aqueles que trabalham pela população.


Importante reafirmar que não somos contrário a luta dos servidores, pois, é esse um direito legítimo garantido pela Constituição Federal. No entanto, o movimento deflagrado pelo SINTEP de Ipiranga do Norte, destoa da realidade fática, é ilegítimo e absolutamente ilegal, seus fundamentos são absolutamente desprovidos de veracidade e lastro legal.


Todas as escolas estarão abertas a espera dos servidores e alunos para que as aulas transcorram dentro da mais absoluta normalidade; o transporte escolar, da mesma forma não será paralisado.

Caso seja necessário acionaremos a justiça para que os alunos não sejam prejudicados com a suspensão das aulas, bem como, para que sejam aplicadas as penalidades legais cabíveis aos que deixarem de cumprir com suas obrigações funcionais.
Todas as escolas estarão abertas a espera dos servidores e alunos.

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}