Domingo, 28 de Abril de 2024

Notícias

Segunda-Feira, 31 de Julho de 2023 15:32

Hemocentro que atende os 141 municípios de Mato Grosso registra estado crítico no banco de sangue e busca por doadores; Saiba como doar

O MT Hemocentro registrou estoque critico no banco de sangue de todos os tipos negativos e também do O+. O espaço segue na busca por doadores.

A diretora do hemocentro, Gian Carla Zanela, relata que o local tem sido aberto pelo menos dois sábados ao mês para que a pessoas que não podem ir durante a semana possam doar também.

O objetivo é que, futuramente, o hemocentro esteja aberto todos os sábados.

Segundo a diretora, o sangue doado é destinado a pacientes que estão em tratamento de doenças crônicas, os que passam por cirurgias e vítimas de acidentes, principalmente no trânsito.

De acordo com os dados do hemocentro, são doados, em média, 1400 bolsas por mês, mas o ideal seriam 2 mil bolsas mensais.

O MT hemocentro atende aos 141 municípios do estado.

Como doar

O voluntário pode contribuir com a coleta fazendo o agendamento por meio do site da instituição ou pelos canais de atendimento.

Além do agendamento online, o voluntário também pode marcar as doações pelo telefone (65) 98433-0624, por ligação ou mensagem, e no número fixo (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e faça uma alimentação saudável. Além disso, o voluntário não deve doar sangue em jejum. Os candidatos precisam ter a entre 16 a 69 anos.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres, podem doar três vezes por ano, com um espaço de quatro meses.

Em cada coleta, é retirado, aproximadamente, 450 ml de sangue. É recomendado, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Fonte: G1MT

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}