Segunda-Feira, 20 de Maio de 2024

Notícias

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 15:21

Guarda Civil Armada de Lucas do Rio Verde é referência em todo Mato Grosso

A primeira Guarda Civil Armada no estado de Mato Grosso, com autorização da Polícia Federal, tem servido de referência para diversos municípios que têm a intenção de implantar o modelo. Municípios como Sinop, Sorriso e Colíder já estiveram visitando Lucas do Rio Verde para conhecerem de perto o funcionamento e os trâmites necessários para o processo de implantação da guarda armada.

“Para nós é um orgulho ter essa conquista toda, e isso se deve a um time que trabalhou para implantar a GCM Armada, devidamente autorizada pela PF. Depois de todo o processo, hoje a guarda está aí, servindo a sociedade com muito mais robustez, com muito mais treinamento e capacitação e, obviamente, armada, que dá muito mais impacto positivo frente as demandas que tem na cidade. Para nós é um orgulho ver a nossa guarda servindo de referência no estado”, disse o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Na última sexta-feira (19), o prefeito Miguel Vaz e o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, receberam o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo (Maninho), o presidente da Câmara Municipal de Colíder, vereador José Moreira e os vereadores Alencar Pereira, Euler Borges, Carlos Martins, Maria Helena e Adriano Santos, além do comandante da Guarda Civil de Colíder, Diego Roberto dos Santos.

“Primeiramente, quero agradecer a receptividade aqui no município pelo prefeito Miguel, pelo vice-prefeito Márcio, também pelo secretário de segurança, coronel Cunha e os demais aqui da Guarda Civil Municipal. Nós temos lá a guarda, que foi criada em 2005, transformamos ela em 2022, 2023, em Guarda Municipal. Agora, viemos buscar aqui o aprimoramento, e Lucas é essa referência na Guarda Municipal Armada, para poder dar mais segurança para a população. Queremos levar esse bom exemplo para Colíder que, em breve, também estará tendo esse grande trabalho na segurança pública, ressaltou o prefeito de Colíder, Maninho.

O presidente do parlamento de Colíder também participou e enalteceu a Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde.

“Nós tivemos a informação de que Lucas do Rio Verde é o modelo hoje a ser seguido na Guarda Civil Municipal. Outros municípios também estão buscando em Lucas esse modelo, uma referência hoje a nível de estado. E nós sabemos que, para armar a guarda e realmente ela começar a trabalhar, precisa de além dos investimentos, a capacitação. Então a gente quer buscar em Lucas do Rio Verde esse apoio técnico para a implantação da Guarda Municipal Armada em Colíder”, disse o presidente da Câmara Municipal de Colíder, vereador José Moreira.

A GCM de Lucas do Rio Verde também já recebeu a visita da guarda de Sinop. Lá, a implantação está avançando. “Aqui em Sinop agora foi aprovada corregedoria e a ouvidoria da Guarda Municipal. Foi trocada a Secretaria que era de Trânsito e Transporte Urbano para Secretaria de Segurança e Trânsito. Então, nós já estamos com todos os armamentos. Estamos aguardando para o mês de junho, julho, uma empresa para dar o curso de formação teórico, que é obrigatório. Depois disso, a gente parte para o treinamento de tiro, que aí nós temos a cidade de Lucas como referência em cima disso. Já temos uma previsão para a construção de uma sede própria. Estamos aguardando o processo licitatório para que uma empresa assuma e construa a nossa base operacional. Também estamos esperando a abertura de um concurso público”, disse o comandante da GCM de Sinop, Benhur Carvalho.

GCM Armada de Lucas do Rio Verde

Em Lucas do Rio Verde o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual Administração Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.

Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, a Guarda Civil Municipal – GCM, recebeu em 2023 o armamento necessário para atuar integrada as forças de segurança de Lucas do Rio Verde. A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF. A corporação recebeu ao todo, 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm.

Como mais um capítulo histórico da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, entregou em 2023 a nova sede da instituição. O prédio, que abrigava o 13º batalhão da Polícia Militar, teve investimento de R$ 461.970,42 na reforma e ampliação do espaço. A readequação do espaço de 528 m² conta com salas de recepção, administrativo, operacional, corregedoria, centro de videomonitoramento, sala de gerenciamento de crise, alojamento, cozinha e refeitório. Além disso, conta com a sala Maria da Penha, que atende as ocorrências das vítimas de violência doméstica no município, que são acompanhadas pela GCM, através do Botão do Pânico.

Comandada atualmente por Jota Lima, o efetivo da GCM no município é formado por 37 guardas civis municipais. Com a finalização do concurso público em andamento, 30 candidatos serão chamados de imediato, no prazo de 90 dias após a finalização do curso de formação. Os outros candidatos ficarão no cadastro reserva. Ao todo 55 candidatos estão em fase de formação.

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}