Sábado, 18 de Maio de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 23:50

Governo disponibiliza helicóptero e equipe de resgate, com bombeiros de Sorriso e outras 4 cidades, para ajudar o Rio Grande do Sul

Com a tragédia causada pelos temporais no Rio Grande do Sul nos últimos dias, o Governo de Mato Grosso disponibilizou um helicóptero e equipes de resgate para ajudar a população gaúcha. Os desastres já deixaram pelo menos 37 mortos. Uma equipe já está a caminho do local.

O oferecimento da ajuda por parte do Estado de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul foi feito em uma postagem no perfil oficial do Governo no Instagram.

“Neste momento difícil, o Governo de Mato Grosso está ao lado dos nossos irmãos gaúchos que enfrentam a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. Já foi colocado à disposição um helicóptero e uma equipe para auxiliar no que for necessário”.

Nas redes sociais o governador do estado gaúcho, Eduardo Leite (PSDB) vinha insistindo em apoio por parte do Governo Federal, mas também pediu auxílio a todos que puderem ajudar, especialmente no envio de aeronaves para regatar os moradores. Ele classificou a situação como o "maior desastre da história gaúcha”.

A tragédia no Rio Grande do Sul tem tomado o noticiário nacional em decorrência do prejuízo que a população gaúcha vem sofrendo. Segundo balanço da Defesa Civil, os temporais já causaram pelo menos 37 óbitos, sendo que 74 pessoas estão desaparecidas.

O Governo de Mato Grosso também divulgou que “para quem puder ajudar, o Governo do Rio Grande do Sul criou uma chave Pix para arrecadar recursos: 92.958.800/0001-38”.

Equipes já foram 

Na tarde de hoje (3) o Governo confirmou que uma equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) já foi enviada para o Rio Grande do Sul. O helicóptero do Ciopaer, dois pilotos e 3 tripulantes vão atuar nas ações sob coordenação da aviação do estado gaúcho.

Um equipe do Corpo de Bombeiros também será enviada na manhã deste sábado (4). Ela conta com 11 militares de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Há mergulhadores e operadores de desastres na equipe, além de dois cães farejadores, Bela e Maya, que atuaram na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro de 2023.

Entre os principais equipamentos, estão: cesto para resgate em helicóptero, cilindros de ar, boias, coletes salva vidas, serrotes, enxadas, picaretas, rádios para comunicação e drones. O Corpo de Bombeiros conta ainda com quatro viaturas, um barco e um jet ski.

“Nesse momento de dificuldade, precisamos nos unir para ajudar nossos irmãos gaúchos. Não só por sermos todos brasileiros, mas por lembrarmos que Mato Grosso foi construído com a ajuda de muitos gaúchos que vieram para cá construir sua vida e ajudaram a fazer esse estado ser o que é. Continuaremos à disposição para fazer tudo o que for necessário para auxiliar o povo gaúcho”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Gazeta Digital

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}