O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), anunciou uma mudança na aplicação dos recursos públicos destinados à realização de shows e festas no estado. A partir da nova orientação, o governo estadual pretende deixar de financiar apresentações de artistas com dinheiro público, priorizando investimentos na saúde e em outros serviços considerados essenciais para a população.
A declaração foi feita na quinta-feira (5 de novembro), durante uma conversa com jornalistas, e ganhou repercussão nacional neste sábado (7). Questionado sobre a possibilidade de reduzir ou suspender emendas parlamentares destinadas à contratação de shows, Pivetta foi direto ao afirmar que o dinheiro público deve atender primeiro às necessidades da população.
“Nós não vamos mais fazer festa enquanto tiver gente esperando atendimento médico”, declarou o governador. Segundo ele, já existe um entendimento com os deputados estaduais para interromper a destinação de recursos estaduais a esse tipo de evento.
“Quer assistir ao Gusttavo Lima? Cada um paga o seu ingresso”
Durante a entrevista, o governador citou o cantor sertanejo Gusttavo Lima como exemplo de apresentações que, em sua avaliação, devem ser custeadas pelo público interessado, e não pelo governo.
“Gusttavo Lima? Cada um paga o seu e vai lá. Cada um paga o ingresso e vai lá”, afirmou Pivetta.
A declaração reforça a posição do chefe do Executivo estadual de que grandes espetáculos comerciais não devem receber prioridade na distribuição de recursos públicos, principalmente enquanto moradores de Mato Grosso enfrentam dificuldades para conseguir consultas, exames, cirurgias e outros atendimentos médicos.
Para justificar a decisão, Pivetta comparou a administração pública ao orçamento de uma família. Segundo ele, assim como acontece dentro de casa, o governo precisa garantir primeiro as despesas fundamentais, como saúde, educação, alimentação e infraestrutura, antes de direcionar recursos para entretenimento.
Mudança pode atingir festas tradicionais em municípios de Mato Grosso
A nova orientação poderá provocar mudanças na organização de eventos realizados em diferentes cidades mato-grossenses, inclusive municípios da região norte, como Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Boa Esperança do Norte.
Isso porque festas de aniversário dos municípios, exposições, festivais e outras comemorações frequentemente contam com diferentes formas de financiamento, incluindo recursos municipais, patrocínios privados e repasses estaduais.
Com o posicionamento anunciado por Pivetta, as prefeituras que dependem de recursos do governo estadual para contratar atrações artísticas poderão precisar buscar alternativas de financiamento.
Entretanto, a declaração não representa uma proibição geral de festas ou shows em Mato Grosso. A medida anunciada diz respeito à utilização de recursos do governo estadual para custear essas apresentações.
Até o momento, as informações divulgadas não esclarecem como serão tratados os contratos já assinados, os repasses anteriormente autorizados ou os eventos que possuem programação definida.
Também não foi divulgado um ato normativo detalhando as regras de aplicação da nova orientação.
Governo afirma que continuará apoiando a cultura
Apesar da decisão de não priorizar o financiamento de grandes shows, Pivetta fez questão de diferenciar entretenimento comercial de projetos culturais.
Segundo o governador, o Estado continuará transferindo recursos aos municípios para iniciativas culturais, permitindo que cada cidade desenvolva atividades de acordo com suas características e necessidades.
A proposta é que as administrações municipais tenham condições de incentivar manifestações artísticas, tradições regionais e outras atividades culturais, sem necessariamente utilizar os recursos para a contratação de artistas de grande projeção nacional.
Ao abordar o assunto, o governador destacou que cultura e grandes festas não devem ser tratadas da mesma maneira.
O anúncio, porém, ainda deixa dúvidas sobre quais modalidades de eventos poderão continuar recebendo apoio financeiro estadual e quais critérios serão utilizados para diferenciar projetos culturais de apresentações comerciais.
Esporte também será prioridade
Além da saúde, Pivetta afirmou que pretende manter investimentos em infraestrutura esportiva, destacando a importância da atividade física na prevenção de doenças e na qualidade de vida da população.
“Esporte é remédio, é saúde”, declarou.
A avaliação do governador é de que espaços destinados à prática de atividades físicas representam investimentos que podem trazer benefícios permanentes à população.
Decisão deverá repercutir entre prefeitos e deputados
O anúncio também deverá repercutir entre deputados estaduais e prefeitos que tradicionalmente buscam recursos para a realização de eventos nos municípios.
As emendas parlamentares são instrumentos utilizados pelos deputados para indicar a destinação de parte do orçamento público a projetos, obras, serviços e outras iniciativas.
Pivetta afirmou que já existe entendimento com os parlamentares sobre a mudança de prioridades, mas ainda não foram apresentados publicamente os detalhes de como ocorrerá a reorganização dos recursos.
A decisão coloca em discussão os gastos com grandes apresentações artísticas financiadas pelo poder público e a necessidade de direcionar investimentos para áreas consideradas prioritárias.
Para municípios como Sorriso e outras cidades do norte de Mato Grosso, a expectativa agora é saber como a nova orientação será colocada em prática e quais reflexos poderá trazer para o calendário de eventos de 2027.
O posicionamento do governador é claro: enquanto houver pessoas aguardando atendimento médico, o governo estadual não pretende utilizar dinheiro público para bancar grandes festas e shows.