Sábado, 20 de Abril de 2024

Notícias

Sexta-Feira, 30 de Agosto de 2019 08:58

Filhote de anta (cujas listras é uma forma de camuflagem) é capturado às margens da MT 404 e encaminhado para Hospital Veterinário de Sinop

Um filhote de anta (cujas listras ajudam na proteção contra predadores) foi capturado às margens da rodovia MT 404. Um caminhoneiro havia localizado o animal e o conduziu até Sorriso. Chegando à cidade ele teria acionado o Corpo de Bombeiros via 193 solicitando o apoio da guarnição.

O animal, segundo as informações colhidas, deve ter cerca de 30 a 40 dias de nascido e apresenta dificuldades para andar por ainda ser muito novo. Geralmente o filhote acompanha a mãe durante por até dois anos. Como foi encontrado sozinho, provavelmente, a mãe tenha morrido. O animal não apresentava nenhum ferimento.

Foi alimentado por meio de mamadeira e encaminhado ao NIF – Núcleo Integrado de Fiscalização, da Secretaria Agricultura e Meio Ambiente, que o encaminhou para o Hospital Veterinário da UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop. Agora o animal deverá passar por uma avaliação para posteriormente ser devolvido ao seu habitat.

A ANTA É UM ANIMAL EM EXTINÇÃO

Anta (Tapirus terrestris)

É o maior mamífero herbívoro do Brasil. Encontra-se também na Venezuela, Colômbia, Paraguai, norte da Argentina, leste dos Andes. Habita florestas densas ou abertas, primárias ou alteradas e mesmo cerradões e cerrados. Alimenta-se de ramos jovens, galhos, gramíneas, plantas aquáticas, cascas de árvores, folhas de palmeiras, de arbustos. Também comem Jamelão, açaí e outros frutos. A anta mede até dois metros de comprimento, pesa de 150 a 250 quilos e mede entre 77 e 108 cm. Possui coloração marrom-acinzentada e a face mais clara. A gestação dura de 335 a 439 dias. O único filhote nasce listrado para se camuflar. Existem 5 espécies de anta

Além das duas espécies que vivem no Brasil (anta-sul-americana e anta-pretinha), as antas também podem ser encontradas nos Andes (anta-da-montanha), na América Central (anta-centro-americana) e na Indonésia (anta-malaia).

EXTREMAMENTE INTELIGENTE

Foram feitos cortes no cérebro de antas mortas para fazer contagem de neurônios. E foi descoberto que este animal tem uma concentração de neurônios gigantesca, e que é um animal extremamente inteligente,tem uma super memória, lembra de tudo.

Fonte: radio sorriso

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}