Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Notícias

Sábado, 24 de Julho de 2021 09:40

Medicina em Sorriso

Equipe pedagógica da UniAtenas anuncia vestibular da Faculdade de Medicina para final de 2021

Sorriso recebeu ontem (23) a visita de uma equipe pedagógica do Centro Universitário Atenas (UniAtenas), faculdade que está implantando o curso superior de Medicina no município. O Pró-reitor Acadêmico, Delander da Silva Neiva e o Coordenador Corporativo do curso de Medicina, Marcos Antônio Buzinaro fizeram uma verificação in loco das condições institucionais exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) para autorizar o início do curso.  

“Fizemos o check list de 75 itens. Estamos pendentes somente de um quesito que já está sendo buscado. Atingindo 100% das exigências, estaremos aptos a receber a comissão avaliativa do Ministério da Educação e, então podermos realizar o primeiro vestibular de Medicina em Sorriso”, explicou Delander.

A sede própria da instituição está sendo construída no bairro Rota do Sol e, segundo o Pró-reitor, as obras estão em fase de finalização. “Em até dois meses as instalações físicas devem estar concluídas”.

De acordo com o Coordenador Corporativo da instituição, a verificação buscou conhecer toda a rede de saúde do Município. “Foi uma análise em termos de estrutura, equipamentos, profissionais e tecnologias. Sorriso possui uma saúde muito estruturada, com 100% de cobertura na Atenção Básica e o curso de Medicina irá contribuir ainda mais para a melhoria do processo”, frisou.

Conforme Delander, a previsão é de abertura de 50 vagas para um vestibular no final do ano e mais 50 para processo seletivo no início de 2022. Em cada vestibular serão destinadas 10% das vagas a alunos de Sorriso que estudaram em escola pública ou foram bolsistas em instituições privadas, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que obtenham as melhores notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). “Esses alunos poderão disputar essas vagas e ter uma bolsa 100% gratuita no curso de Medicina”, garantiu.

Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, o início do curso de Medicina representa muito para Sorriso. “Acompanhamos esse processo desde 2018 e depois de muitos percalços, estamos felizes com a realização desse sonho. Lembrando que essa instituição concorreu com outras onze e conseguiu, entre todas participantes, ser credenciada junto ao MEC e conquistar o direito de implantar o curso de medicina em nossa cidade. Sorriso passará por uma transformação na saúde e quem ganhará será a população”, comemorou o gestor.

“Estamos prestes a iniciar o curso de Medicina em Sorriso e edificar o município como polo regional em saúde. Estamos dando todo apoio para que o processo de instalação seja feito de forma legal e mais rápida possível”, disse o prefeito Ari Lafin.

Texto: Fabiola Ost Fotos: Rômalo Bessa e Cleiton Izidoro

Fonte: mt noticias

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}