Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Notícias

Terça-Feira, 19 de Maio de 2020 09:44

Com canetada de Bolsonaro, auxílio emergencial vira empréstimo para parte dos brasileiros

Bolsonaro transformou o auxílio emergencial de R$600 em um empréstimo. Parte dos brasileiros terá que devolver o valor até o próximo ano. Sem alarde, a determinação foi publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira (15). A alteração feita pelo presidente na Lei aprovada pelo Congresso Nacional é válida para quem, por algum motivo, receber valores tributáveis acima do teto de isenção do imposto de renda ainda este ano.  

“O beneficiário do auxílio emergencial que receba, no ano-calendário de 2020, outros rendimentos tributáveis em valor superior ao valor da primeira faixa da tabela progressiva anual do Imposto de Renda Pessoa Física fica obrigado a apresentar a Declaração de Ajuste Anual relativa ao exercício de 2021 e deverá acrescentar ao imposto devido o valor do referido auxílio recebido por ele ou por seus dependentes”, traz a atualização. 

A maioria dos beneficiários não deve se enquadrar nesse caso, mas o fato é que não existia essa condição quando o programa foi lançado e quem recebeu o valor deveria ter conhecimento sobre a possibilidade de ter que devolvê-lo ao governo até o ano que vem. Além disso, Bolsonaro também vetou da Lei do benefício um trecho que previa a proibição de interrupção ou redução das aposentadorias, pensões e Benefícios de Prestação Continuada (BPC) garantido a idosos, pessoas com deficiência ou pessoas com enfermidade grave. Essa proibição valeria durante o período de enfrentamento da Covid-19.

Fonte: Estadao mato grosso

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}