Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Notícias

Domingo, 20 de Fevereiro de 2022 01:38

Brasil e Irã manifestam intenção de ampliar comércio agrícola

Brasil e Irã manifestam intenção de ampliar comércio agrícola Ministério da Agricultura

Brasil e Irã assinaram, neste sábado (19/2), uma declaração conjunta manifestando a intenção de ampliar o comércio bilateral na área agrícola. A informação foi divulgada via redes sociais pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que está em missão oficial ao país. Segundo ela, até o fim do semestre, deve ser feita uma reunião do Comitê Consultivo Agrícola para tratar do assunto.

 

De acordo com a ministra, o documento foi assinado durante encontro de sua comitiva, que inclui uma missão empresarial brasileira, e representantes de empresas públicas iranianas importadoras de alimentos. "Há grande potencial de comércio de produtos como frutas secas, pistache, trigo e açafrão pelo lado iraniano; algodão, arroz e açúcar pelo brasileiro", postou a ministra.

Em 2021, as exportações de produtor agropecuários do Brasil para o Irã somou 6,066 milhões de toneladas, com uma receita de US$ 1,938 bilhão. Soja em grão e milho estão entre os principais produtos embarcados pelo agronegócio brasileiro para o mercado iraniano.

Antes do encontro com empresários, Tereza Cristina se reuniu com o ministro da Agricultura do Irã, Sayed Javad Sadatinejad. Segundo ela, o assunto do encontro foi a ampliação do comércio de produtos como grãos e carnes produzidos no Brasil e a ureia produzida pelo Irã.

A garantia de fornecimento do fertilizante é um dos principais objetivos da missão oficial de Tereza Cristina ao Irã, em meio a uma crise global de oferta de insumos que tem elevado custos de produção e preocupado a agricultura brasileira. Na sexta-feira, a ministra se reuniu com o presidente da National Petrochemical Company, Morteza Shah Mirzaei.

"A empresa, responsável pelo desenvolvimento e funcionamento do setor petroquímico iraniano, pretende aumentar o volume de envio de ureia para o Brasil. A agricultura brasileira precisa cada vez mais de fertilizantes. Em parceria com o Irã, asseguraremos a compra estratégica desses insumos para continuar produzindo mais alimentos, com maior eficiência", postou a ministra.

 

Fonte: GLOBO RURAL

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}