O presidente estadual do PSDB, deputado Carlos Avallone, afirmou que o partido trabalha para eleger de dois a três deputados estaduais nas eleições de 2026. Segundo ele, apesar dos comentários de bastidores de que os tucanos estariam enfraquecidos, a legenda prepara “boas surpresas”.
A principal aposta do partido é o ex-prefeito de Sorriso, Ari Lafin, que permanece no PSDB, conforme garantiu Avallone. Ele negou que Lafin esteja de saída da sigla e reforçou que será candidato a deputado estadual.
“Tenho conversado com Ari Lafin constantemente. Ele está firme no PSDB e é pré-candidato a deputado estadual. Estamos montando uma chapa com segurança de eleger pelo menos dois deputados, e com chance de conquistar uma terceira vaga”, afirmou o dirigente.
No âmbito federal, a aposta é no ex-deputado Nilson Leitão. Apesar de já ter sido sondado por outras siglas, como o Progressistas (PP), as conversas não avançaram e Leitão deve disputar novamente pela legenda tucana.
Avallone reconheceu, no entanto, que a disputa para deputado federal é mais difícil devido às mudanças na legislação eleitoral. “A chapa federal é mais difícil de montar por conta das regras eleitorais, mas contamos com a volta do deputado Nilson Leitão, que está pronto para disputar uma vaga novamente”, afirmou.
O dirigente também revelou que ele próprio, além de outros membros do PSDB, têm sido procurados por outras legendas devido às dificuldades enfrentadas para a formação das chapas. Ainda assim, acredita que o desempenho do PSDB surpreenderá em 2026.
“Vários partidos têm convidado a mim, ao Ari Lafin, ao Ademilson, aos prefeitos e até ao Nilson Leitão para mudar de partido, achando que o PSDB não vai conseguir montar sua chapa. Mas podem ter certeza: vamos trabalhar até o último dia, e todos terão muitas surpresas boas”, concluiu.