Quarta-Feira, 29 de Maio de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 30 de Novembro de 2023 14:08

Anatel autoriza ativação e funcionamento de sinal 5G em Vera, Nova Mutum e Santa Carmem

A ativação da estação 5G, na faixa de 3,5GHz, foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a ser implantada em Vera e mais dois municípios no Nortão, Nova Mutum e Santa Carmem.

 

 

Elas já podem começar a partir do próximo dia 4 de dezembro.

 

 

A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).

 

 

Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando aproximadamente 172 milhões de brasileiros.

 

 

O objetivo visa levar um serviço com qualidade para toda a sociedade, cumprindo os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom, onde as operadoras devem antecipar os prazos e aperfeiçoar a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal.

 

 

A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

 

 

A torre em Vera foi instalada ao lado do estádio, na área de lazer Irmã Adélis.

 

 

Em Mato Grosso, as ativações já haviam sido autorizadas, em julho, para Sinop, Nortelândia, Diamantino e Itiquira. Em abril deste ano, a Anatel autorizou o 5G em Juscimeira, São José do Povo, Arenápolis e Santo Afonso. Em março, a faixa foi liberada em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nova Brasilândia, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger.

 

 

A Anatel também já havia liberado o 5G para Cuiabá, em setembro do ano passado. Em fevereiro deste ano, também houve a liberação para os municípios de Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}