Os cursos de Especialização são ofertados pelo campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva. Serão 720 (setecentas e vinte) vagas, distribuídas nos seguintes Polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil): Água Boa, Aripuanã, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Cuiabá, Diamantino, Jauru, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia e Sorriso.

O curso será ofertado na modalidade a distância, utilizando a plataforma Moodle e cada um deles terá duração conforme carga horária apresentada na matriz curricular, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações e apresentação de Trabalho Final de Curso.

Inscrições

O requisito de participação neste processo seletivo é ter concluído curso de graduação reconhecido no país até a data da matrícula.

As inscrições estarão abertas até o dia 08 de agosto, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição no site http://selecao.ifmt.edu.br, imprimir o boleto bancário e pagar a taxa no valor de R$50,00 (cinquenta reais), obrigatória para os que não forem contemplados pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Insenção de Taxa

O período para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição será de 18 a 31 de julho, pelo link:  https://forms.gle/nTjZVaCbQ9gmr4dq7. O candidato deverá comprovar os requisitos apontados no subitem 5.1 do edital, encaminhando os documentos escaneados e salvos em arquivo único, em formato pdf. 

No dia 05 de agosto de 2022, o IFMT divulgará o resultado do pedido de isenção no site http://selecao.ifmt.edu.br

Reserva de vagas

Para concorrer à vaga destinada às pessoas com deficiência (PcD), o candidato deverá, no ato de inscrição, declarar ser pessoa com deficiência (PcD), imprimir, preencher e assinar o Anexo VII que está no edital e enviar, até o dia 08 de agosto de 2022, para o link  https://forms.gle/WGkwDjGxpqvTyHFP7, juntamente com documentação comprobatória, conforme descrito no subitem 6.2.4.

Será o mesmo período para envio de documentos de candidatos na condição de cotista racial que deverá  imprimir, preencher e assinar o Anexo VI e Anexo IX, e enviar, até o dia 08 de agosto de 2022, para o link: https://forms.gle/k69CSECXtrFyMiKg8 .  

Os candidatos que se inscreverem para as vagas reservadas às cotas para indígenas nos cursos do IFMT, para realizar a inscrição e a matrícula, deverão enviar em formato digitalizado (PDF) todos os documentos solicitados no edital,  para a Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções - DPIS, pelo link https://forms.gle/AQjkqLzeUjmNmtVz9 , no máximo até o dia 08 de agosto de 2022.

Serão reservadas 10% das vagas de cada curso ao Servidores do IFMT, o candidato deve enviar (Declaração de vínculo com o IFMT com data de emissão de até 30 dias anterior à data da inscrição emitida pelo setor competente) em formato digitalizado (PDF) para a Diretoria de Políticas de Ingresso e Seleções - DPIS, pelo link https://forms.gle/FqPXFmgTTr7zG1am6,  também até o dia 08 de agosto de 2022. 

Avaliação

A seleção de candidatos compreenderá as seguintes fases: Inscrição e envio da documentação conforme critérios estabelecidos no edital e a fase II (Classificatório/eliminatório) de prova de títulos, análise da formação e tempo de experiência na área.

Resultado

O resultado do Processo Seletivo, previsto neste edital, será válido apenas para o preenchimento das vagas ofertadas para o segundo semestre do ano letivo de 2022. A relação dos candidatos aprovados/classificados, obedecendo ao limite de vagas, será divulgada no dia 14 de setembro de 2022, no endereço eletrônico  http://selecao.ifmt.edu.br.

No dia 21 de setembro de 2022 será a  divulgação do resultado final.  A divulgação de todas as etapas deste edital será feita no site http://selecao.ifmt.edu.br

Matrícula

A matrícula de todas as chamadas que porventura vierem a ocorrer para este Edital será realizada de forma presencial no Polo de Apoio Presencial – Secretaria de Registro Escolar para o qual o candidato pleiteou a vaga e foi aprovado. As matrículas da 1ª chamada (aprovados) serão realizadas de 22 a 29 de setembro de 2022. 

Início das aulas

O início das aulas será estabelecido conforme calendário da (Universidade Aberta do Brasil) UAB/CREAD do IFMT, a ser divulgado na data da matrícula.

Mais informações

Leia o edital Edital 087/2022 e seus anexos no site http://selecao.ifmt.edu.br ou abaixo.

Caso haja mais dúvidas relativas ao processo seletivo, os candidatos deverão entrar em contato pelo e-mail lista.processoseletivo@ifmt.edu.br.