Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Notícias

Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2019 09:22

54 barragens interditadas, sendo 2 de Mato Grosso

epois das tragédias de Brumadinho e outras que ceifaram centenas de vidas, o assunto agora é prioridade nos debates políticos e da própria agência.

A Agência Nacional de Mineração interditou 54 barragens que não enviaram ou não atestaram a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) no segundo semestre de 2019. O documento é obrigatório para as 423 estruturas inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens e devia ser entregue até 30/09. “As barragens interditadas e sem DCE estão sendo monitoradas de perto e diariamente pelos agentes da ANM”, diz Luiz Paniago, gerente de Segurança de Barragens de Mineração da ANM. 

Ao todo, 369 mineradoras enviaram DCE atestando a estabilidade de suas estruturas para depósito de rejeitos, 21 entregaram declaração não atestando a estabilidade das barragens e 33 não enviaram as DCE. “Quando não enviam a DCE, pressupõe-se que a estrutura não tem a estabilidade atestada. A maioria destas interdições são em barragens inativas, ou seja, sem inserção de novos efluentes”, explica Paniago. 

A Agência Nacional de Mineração interditou 54 barragens que não comprovaram condições mínimas de estabilidade.

Minas Gerais é o estado que registrou o maior número de interdições: 33.

Em Mato Grosso foi duas barragens interditadas, veja abaixo todas elas.

Nível 1 = comprometimento potencial de segurança

Nível 2 = existe uma ação que está sendo realizada para sanar o problema, mas o controle da anomalia não está sendo eficaz

Nível 3 = Risco iminente

Nível 1 = comprometimento potencial de segurança

Nível 2 = existe uma ação que está sendo realizada para sanar o problema, mas o controle da anomalia não está sendo eficaz

Nível 3 = Risco iminente

1.png

2.png

3.png

Fonte: caldeirão politico

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}