Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. Bob Marley
Mundo |
Para Taques, obra resolve problema em Chapada pelos próximos 40 anos
22 de Janeiro, 2018
Esta matéria tem:

Neste sábado (20.01) o governador Pedro Taques, o secretário de Estado de Cidades, Wlson Santos e a prefeita de Chapada dos Guimarães participaram da inauguração do novo sistema de tratamento de água da cidade. A obra promete solucionar o problema crônico de falta de água na cidade pelos próximos anos.

Fruto de convênio entre o Estado, Governo Federal e o município, o sistema foi concluído ao custo de R$ 17 milhões. Com a expansão, a capacidade de fornecimento de água no município vai saltar de 30 litros por segundo, no período de seca (geralmente de junho a setembro), para até 100 litros por segundo.

Para o governado, a cidade passa a viver um novo momento. "Esta é uma obra que vai resolver o problema de água do município para mais de 40 anos", disse.

Segundo o governador, o desnível do local de captação da água até da Estação de Tratamento é de 350 metros e 11 quilômetros de extensão, fazendo a obra ser um verdadeiro desafio. "Há muito tempo Chapada padece por falta de água nas torneira. Aqui tem um grande potencial turistíco com 400 cachoeiras, nascentes. Mas, infelizmente a cidade-sede do município sofria com a falta de água, agora este problema acabou", garantiu o governador.

Na cerimônia de entrega da expansão, Wilson Santos destacou que a gestão do governador Pedro Taques ficará marcada como a que solucionou o problema de água na cidade. “Está obra, governador pode não saber, mas é a maior obra pública da zona urbana da Chapada dos Guimarães. É um total de R$ 17 milhões em investimentos”, afirmou o secretário.

A prefeita da cidade, Thelma de Oliveira, destacou o empenho do secretário de Cidade, que sempre estava na cidade para acompanhar o andamento da obra. A prefeita contou que sempre sofria com a falta de água na cidade e que por isso destinou toda a sua emenda parlamentar em 2010 para resolver o problema.

Thelma também agradeceu os ex-prefeitos, vereadores e pessoas tradicionais do município pela contribuição. Para ela, o compromisso do Governo do Estado com Chapada dos Guimarães está demonstradas na diversas obras do Estado com a cidade. “Não temos dificuldade com nenhum secretário de Estado. Todos nos atendem”, disse.

Para o presidente da Câmara, vereador Benedito Edemílson de Freitas Filho, a obra tem que ser celebrada em todo Mato Grosso já que Chapada dos Guimarães é o principal destino turístico do estado. Para o vereador, a cidade passa a não ser mais uma “cidade de veraneio”, já que muita gente tem casa na cidade, mas não mora em Chapada.

O presidente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae-CG), vereador Dudu, contou que mais de 350 mil litros de água tiveram que ser distribuídos por caminhão pipa no último ano. Segundo ele, por diversas vezes entrou na casa de pessoas que não tinham água para fazer comida. “Governador Pedro Taques o senhor vai entrar para a história como o governador que resolveu o problema, junto com a prefeita Thelma de Oliveira”, disse.

O presidente da Funasa em Mato Grosso, Franscisco Lima destaca que o convênio vem se arrastando desde 2011 e sempre houve cobrança do Estado para a conclusão. Também foram concluídos em conjunto com o Estado 108 projetos de saneamentos dos municípios mato-grossenses.

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, disse ser um frequentador ativo da cidade e por várias vezes sofreu com o problema de água da cidade. “Esta obra vai transformar essa cidade”, disse.

O deputado federal Fábio Garcia destacou duas grandes obras para a cidade. A primeira, a pavimentação da MT-251, a segunda é o novo sistema de água da cidade. “No ano em que este mandato termina a sensação é de dever cumprido quando entregamos uma obra como esta”, disse.

O senador Wellington Fagundes disse que houve uma trabalho conjunto em Brasília para a liberação dos recursos. Para ele, outros grandes empreendimentos devem ser laçados na cidade, uma vez que a falta de água impedia a implantação de grandes hoteís.

O ex-governador e ex-senador Jayme Campos, disse que sempre teve o sonho de realizar essa obra. “Um Governo não se realiza com bonitas palavras, um governo se faz com ações. Como o Estado vem fazendo”, disse.

 

Fonte:24 HORAS NEWS
+ FOTOS DESTA NOTICIA
  COMENTARIOS
  Deixe seu comentario nesta noticia:
CAPTCHA code
PATROCINADORESCLICNOTICIAS