As ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade. William Shakespeare
Meio-ambiente | BUSCA PELO OURO
Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM
04 de Março, 2017
Esta matéria tem:

A área de garimpo ilegal na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, foi invadida pela quarta vez há aproximadamente duas semanas, segundo a Polícia Militar. A nova invasão levou cerca de três mil pessoas ao local em busca de ouro. Não houve registro de violência durante a ocupação. O local já foi ocupado antes e desocupado três vezes após decisões judiciais. Na mais recente desintrusão, 120 policiais civis e militares de forças especializadas participaram da operação.

 

A região começou a ser invadida em setembro de 2015 e chegou a reunir milhares de pessoas de várias partes do país em busca de ouro.

 

De acordo com a PM, após a saída das forças policiais e de seguranças particulares, populares e garimpeiros voltaram a área para tentar a sorte. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) ainda não se manifestou sobre a nova invasão.

Segundo o delegado Rafael Scatolon, da Polícia Civil, a área está sendo monitorada para prevenir ocorrência de grande porte, como homicídios, por exemplo.

“As forças de segurança deixaram a área, portanto o local está livre para quem quiser entrar. Nós estamos fazendo o nosso trabalho para evitar maiores confusões”, afirmou Scatolon.

 

Um levantamento da Sesp-MT apontou que em 2016 o número de mortes no município aumentou. A suspeita, segundo a pasta, é de que o garimpo ilegal motivou o aumento de homicídios.

 

 

A polícia ainda investiga o desaparecimento de Paula Andressa, de 29 anos, que sumiu em janeiro. Ela saiu de São José das Palmeiras (PR) e morou no Pará antes de tentar a sorte na área de garimpo.

 

 

Conhecida como ‘Nova Serra Pelada’, a área pertence à União. Em março de 2016, no entanto, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concedeu dois alvarás com duração de três anos para duas mineradoras que apresentaram requerimentos de pesquisa mineral na área em 1991 e 2000. Os alvarás abrangem 7.385 hectares entre Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital.

 

Fonte:G1 Mato Grosso
+ FOTOS DESTA NOTICIA
  COMENTARIOS
  Deixe seu comentario nesta noticia:
CAPTCHA code
PATROCINADORESCLICNOTICIAS