O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz. Aristóteles
Futebol | Tricolor vence Flamengo por 1 a 0 nesta quinta-feira e bate os quatro grandes do Rio no 1º turno; equipe tem 12 de seus 25 pontos somados diante de Fla, Flu, Vasco e Botafogo
Rei do Rio: Grêmio soma 100% contra rivais cariocas e faz Renato reviver majestade
14 de Julho, 2017
Esta matéria tem:

Nada de trocas de passes envolventes, valorização da posse de bola e soberania ao longo de 90 minutos. Renato Portaluppi viu seu Grêmio ser pragmático – bem diferente do estilo costumeiro, que rendeu até o rótulo de "melhor futebol do país" – para bater o Flamengo por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Ilha do Urubu, pela 14ª rodada do Brasileirão. A vitória não só devolveu o Tricolor à vice-liderança, após três derrotas em sequência na competição, como levou o treinador a revisitar um rótulo antigo, de "Rei do Rio", que lhe pertence há mais de duas décadas

Explica-se. O Renato Gaúcho atacante, ídolo eterno gremista pelos gols do Mundial em 83, tomou para si a majestade do Rio de Janeiro nos idos de 1995, após marcar o histórico gol de barriga para dar o título carioca ao Fluminense, justamente contra o Flamengo. Hoje, passados 23 anos, o treinador recupera a coroa, mas também a estende a sua equipe, que bateu os quatro grandes e tem 100% de aproveitamento contra cariocas no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

– O Grêmio jogou feio. O time do Flamengo é muito bem treinado. Tem qualidade muito grande. Se quiser jogar de igual para igual, vai perder. Às vezes, é melhor jogar um pouco feio e conseguir os três pontos. É o que esperava. Sabemos que iríamos encontrar um adversário perigoso. Na Bombonera deles. Só valoriza ainda mais a minha equipe. Nós disputamos muito bem. O Flamengo quase nem criou. Está de parabéns meu grupo, que fez uma boa partida. Nos defendemos sem perder a cabeça. Era fundamental voltar a vencer no Brasileiro. A gente recupera o segundo lugar e moral elevada. Não é qualquer time que vai vencer o Flamengo no Rio de Janeiro – celebra o treinador.

 
Renato faz gol de barriga  se torna Renato faz gol de barriga  se torna

Renato faz gol de barriga se torna "Rei do Rio" final do Carioca de 1995 (Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo)

O retrospecto, claro, tem representatividade direta e nítida na campanha do Grêmio na competição. Após a partida, o comandante inflou (ainda mais) sua confiança ao afirmar que o Tricolor segue na briga pelo título, mesmo a 10 pontos do líder Corinthians, com uma previsão de que o Timão irá "despencar" na tabela. Pois o Tricolor somou 12 de seus 25 pontos – quase 50% – nas vitórias sobre Botafogo (1 a 0, na Arena), Vasco (2 a 0, na arena), Fluminense (2 a 0, no Maracanã) e Flamengo (1 a 0, na Ilha do Urubu).